Geral

Amapá é um dos líderes no índice de grávidas adolescentes no país

Imagem: Gustavo Rech.

Segundo a Secretária de Estado de Saúde (Sesa), com base no relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Amapá é o quinto estado do país com maior proporção de grávidas com menos de 19 anos. Este dado foi liberado na última sexta (1), e revela a condição preocupante na qual se encontram boa parte das jovens amapaenses no que concerne à gravidez precoce.

Outro dado apresentado pela Sesa que reforça a situação especial das adolescentes do Amapá, é de que 1,37% das crianças nascidas são de mães que não chegaram a completar 15 anos de idade. Este dado contrasta com a média nacional que é de 0,88%.

Os dados apontam para a necessidade de ampliar os recursos de acesso a educação sexual, métodos contraceptivos e à informação para o público adolescente e estudante, nas escolas e nas suas comunidades, além estimular o diálogo entre educadores, profissionais da saúde, entre outros profissionais, para a compreensão da importância de tratar da sexualidade e a atividade sexual na adolescência longe de qualquer tabu.

 

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário