Geral Livros / Literatura

Aplicativo disponibiliza gratuitamente as primeiras histórias em quadrinhos produzidas no Brasil

Imagem: Reprodução

A primeira história em quadrinho genuinamente brasileira nasceu no final do século XIX e tinha o título Nhô-Quim. Um marco histórico na biografia das histórias gráficas nacionais. Assim como a literatura brasileira é rica em diversidades de obras, suas HQs também possuem igualmente uma história profundamente rica e vasta.

Com diversos artistas nacionais sendo reconhecidos, e premiados, no Brasil e em outros países, as histórias em quadrinhos brasileiras precisam ter sua história resgatada e preservada. Com esse objetivo a aplicativo Social Comics, em parceria com o Senado Federal, passou a disponibilizar na sua plataforma as primeiras HQs produzidas em terras tupiniquis, muitas das quais remontando do final do século XIX.

Entre as preciosidades disponíveis, está a publicação onde consta o primeiro super herói nacional, criado pelo artista J. Carlos: Juquinha, de 1906. A clássica adaptação gráfica, feita em 1937, de O Guarani de José de Alencar também está entre as raridades acessíveis para consulta no aplicativo.

O aplicativo Social Comics funciona como um streaming de histórias em quadrinhos e conta com um acervo de mais de 5 mil obras de diversos gêneros, que podem ser consultadas através de contas gratuitas ou por assinatura.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário