Música

História da música amapaense vira tema de série documental

Imagem: Maksuel Martins/Secom

A Música Popular Amapaense, a MPA, será tema de uma série documental que objetiva resgatar as raízes históricas dos movimentos musicais que marcaram a história do estado. A produção da série está a cargo do Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD) e a previsão de lançamento é para 2020.

Dividida em cinco episódios de aproximadamente 26 minutos cada, a série vai revisitar importantes momentos da música amapaense e os grupos que ajudaram a traçar a história deste segmento artístico nas terras tucujus. Grupos como Mocambo, Pilão, Movimento Costa Norte, além de ritmos tradicionais como batuque, zimba e marabaixo, até mesmo os mais populares como zouk love (de origem guianense e amplamente apreciado no Amapá), como merengue e cacicó, serão retratados na obra.

Um dos objetivos do trabalho é apresentar ao grande público a rica história que a produção musical do Amapá guarda. Com uma estrutura documental, a série vai reconstituir relevantes momentos da música amapaense por meio dos seus personagens:  músicos de renome, cantores e compositores que estarão no elenco e também atuando como consultores da obra. Osmar Junior e Fernando Canto farão parte da produção.

Segundo Ana Vidigal, coordenadora do Núcleo de Produção Digital Equinócio, as pesquisas para a construção roteiro já foram iniciadas, assim como também já estão sendo colhidos os depoimentos dos músicos e agentes culturais que estiveram nos momentos mais marcantes da história da música no Amapá.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário