Amazônia Música

Pianista faz concerto em barco para comunidades ribeirinhas da Amazônia

Imagem: Carla Ruaro/Divulgação

Uma embarcação, um piano e uma grande ideia de transformação social na cabeça. Com esse três elementos que a pianista Carla Ruaro colocou-se a navegar o rio Arapiuns, em Santarém, para apresentar concertos de música executadas no luxuoso instrumento às comunidades ribeirinhas do interior do Pará.

O projeto recebeu então o nome de Raízes – um Piano na Amazônia e teve início em 2017, em Belém, onde o piano foi comprado e o primeiro destino, a cidade de Santarém, foi escolhido. Além dos concertos, o projeto também oferece oficinas que acontecem ao longo do dia na comunidade na qual a embarcação está aportada. Todas as atividades, tanto as oficinas quanto os concertos – que acontecem à noite -, acontecem dentro do barco.

Imagem: Carla Ruaro/Divulgação

“Meu primeiro contato com a música da Amazônia foi curiosamente em Londres, onde trabalhei durante 6 anos com um músico paraense, Diego Carneiro, criamos juntos um projeto onde fazíamos concertos para arrecadar fundos para desenvolver projetos de educação musical nas ilhas ao redor de Belém organizados pela ONG Amazonart. Em 2012 ganhamos o Prêmio Funarte de concertos didáticos e viajamos pelo interior do Pará, foi onde percebi que não havia esse instrumento em lugar algum e começou a minha vontade de voltar e apresentar o piano para aquelas comunidades”, diz Carla ao falar sobre como teve a ideia do projeto.

A pianista e idealizadora do projeto se diz muito ansiosa para retomar com o projeto em outras localidades. A primeira edição, segundo ela, aconteceu de forma completamente independente. Agora está a procura de novos parceiros, apoio de instituições e empresas interessadas em tornar novas edições do projeto viáveis.

Como consequência do espetáculo, um filme documentário e um álbum musical foram lançados no final do ano passado. Veja o trailer do produto audiovisual do projeto.

Para saber mais sobre o projeto e ter acesso ao material produzido, basta enviar um email para  carlaruaro@gmail.com.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário