Amazônia

TCC sobre sobre o reconhecimento da beleza da mulher negra é defendido por jovem em quilombo no Pará

Imagem: Parfor/Divulgação

Com o título Corpo e beleza da mulher negra e quilombola do América: experiência de cuidado, amor e reconhecimento de si, a estudante Edna Monteiro Pinto sua pesquisa sobre a beleza da mulher negra num quilombo localizado no município de Bragança, nordeste do Pará, na última sexta-feira (15). Seu trabalho era o de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA) pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), e foi  aprovado pela banca que a examinou.

“Eu disse a ela quando chegou aqui, ‘se tu conseguir alcançar duas, três, já é uma vitória. Porque antes as mulheres do quilombo alisavam seus cabelos ou andavam com ele presos e hoje elas estão com seus cabelos soltos, com seus cachos ou com panos, lindas”, afirma Rosete de Araújo, presidente da Arquia, ao ressaltar a importância do trabalho desenvolvido por Edna Monteiro.

Imagem: Parfor/Divulgação

A estudante contou com o apoio da Associação Remanescente do Quilombo do América (Arquia) para desenvolver um debate a respeito do reconhecimento do corpo da mulher negra e da sua beleza. O trabalho de conclusão de curso de Edna Monteiro recebeu a orientação das professoras Luana Peixoto e Cláudia Leão, e levou mais de dois anos na sua produção, pois entre as atividades do trabalho havia oficinas de beleza que conjugavam ensinamentos a respeito da importância do processo de empoderamento da mulher negra e da estética afro. As oficinas promovidas pela estudante, como recurso da sua pesquisa, contou com o suporte local da Arquia.

“O trabalho de Edna é um olhar que se volta em direção à experiência de ser-se negra numa sociedade branca, pois aponta os processos pelos quais mulheres negras denunciam a violência a que são submetidas. A violência com que seus corpos, que são mutilados pela ideologia do embranquecimento e retomam o lugar de fala, os protagonismos dos seus corpos que se constituem em um discurso emancipador, libertário, autônomo e negro”, destaca a pesquisadora da UFPA, Joana Carmem Machado, ao tratar sobre o impacto simbólico que foi gerado pela defesa do TCC de Edna ter sido feito no quilombo no qual ela desenvolveu sua pesquisa.

Com informações do G1 Pará.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário