Amazônia Saúde

Conheça os benefícios da pupunha, como prevenção de doenças degenerativas e envelhecimento precoce

Imagem: Franciney Almeida

Um dos alimentos mais apreciados por nortistas, a fruta pupunha harmoniza com os mais diferentes tipos de combinações, e umas das uniões mais bem lembradas quando o assunto é pupunha, é a dela com a do café.

Esse conhecido fruto amazônico, no entanto, não arranca elogios apenas por seu sabor inigualável. Muito mais do que somente um alimento saboroso, a pupunha também é umas das frutas que oferece mais benefícios à saúde por conter vitaminas e elementos que aprimoram o funcionamento do organismo humano, como ferro, cobre, zinco, cálcio, potássio, assim como proteínas e fibras.

Por isso, listamos alguns dos inúmeros benefícios que a pupunha pode oferecer:

Previne Doenças Degenerativas

De cores bem vivas, como o verde, amarelo e vermelho, a pupunha tem esse aspecto físico devido à sua alta concentração de carotenoides, que funcionam como incríveis fontes de antioxidantes naturais, que atuam diretamente na prevenção de doenças degenerativas.

Essas substâncias possibilitam uma eficaz síntese digestiva de vitaminas A, o que faz da pupunha uma das mais ricas frutas dentro da biodiversidade brasileira.

Combate o envelhecimento precoce

Devido a sua grande geração de antioxidante, o poder da pupunha para combater o envelhecimento precoce das células é muito alto, o que deixa a pele mais jovem e firme. A vitamina A, que é facilmente sintetizada pelos carotenoides presentes na pupunha, também tem uma forte atuação anti-envelhecimento do organismo.

Melhora a digestão

Rica em fibras e com pouca incidência de gorduras, a pupunha ajuda no melhor funcionamento do sistema digestivo, podendo prevenir constipações e distúrbios no estômago.

Boa para a visão

Mais uma vez é a presença da vitamina A, que se encontra em altas doses na pupunha, que o fruto pode auxiliar numa visão melhor e na saúde dos olhos de forma geral, sendo capaz de atuar na prevenção de catarata e degeneração macular, algo bastante comum na população idosa.

Fortalecimento do sistema imunológico

Uma das grandes vantagens da presença da vitamina A entre seus principais elementos é poder favorecer o sistema imunológico, ampliando as defesas do organismo que é fortalecido para combater os mais diferentes tipos de doenças causadas por meio de vírus, bactérias ou fungos, como gripes e resfriados.

Auxilia no desenvolvimento ósseo

Devido ao alto teor de potássio e vitamina A, e com um consumo regular da pupunha, os ossos são fartamente beneficiados, tornando-se mais resistentes à fraturas, além de pode estar prevenidos de doenças como a osteoporose.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário