Tecnologia

Zapata Flyboard Air

A extraordinária prancha voadora Zapata Flyboard Air é uma das maiores (e ao mesmo tempo mais assustadoras) invenções que já vimos por aí. Ela traz aquele requinte do “futuro do passado”, estilo ficção científica dos anos 60, num casamento ideal de Segway + propulsor a jato. Segundo o próprio fabricante, trata-se do “sistema de aviação pessoal mais seguro, fácil, leve e facilmente dirigível já criado”. E, ainda mais importante, parece ser extremamente divertido.

O equipamento possui uma alavanca lateral para os controles de elevação e propulsão, mas a habilidade de realizar giros e curvas fica mesmo por conta do balanço corporal, igual a um Segway. É fácil se acostumar com a prancha voadora, cujo design é justamente voltado para um controle sem qualquer tipo de treinamento prévio.
Mesmo sem um treinamento formal, a Flyboard Air é relativamente segura, com quatro motores funcionando simultaneamente. Caso um deles falhe, Franky Zapata afirma que um eventual problema pode ser facilmente compensado pelo computador de bordo embutido e alguns ajustes do piloto. Se dois motores falharem ao mesmo tempo, a Flyboard Air simplesmente realizará automaticamente uma descida controlada.
Se a ideia de se equilibrar sobre uma prancha voadora turbinada soar intimidante, você vai ficar contente com a quantidade de tecnologia implementada por Franky para fazer com que você se sinta seguro em pleno ar. Nesta entrevista para o portal The Verge, Zapata afirma: “nós usamos a mesma tecnologia estabilizadora dos drones. O problema é criar os algorítimos, os algorítimos certos que combinem a inteligência da prancha com o seu cérebro. Por isso passamos cerca de quatro meses só neste trabalho”.
Existem alguns ajustes a serem feitos. Não é todo mundo que fica contente com a ideia de vestir uma mochila propulsora a jato, mas também não é todo mundo que se sente seguro estando sobre uma prancha voadora, vulnerável aos elementos em pleno ar. Fica claro, no entanto, que muitos esforços foram dados para tornar a Zapata Flyboard Air realmente usável. Isto porque não é a primeira vez que Zapata cria uma engenhoca voadora; a própria companhia já aprendeu um monte com as suas invenções anteriores.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: