Economia Criativa Tecnologia

Alunos de Santana montam sistema elétrico fotovoltaico

Santana – Os alunos do curso de Eletricidade Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá – Unidade de Santana, montaram um sistema elétrico fotovoltaico e construíram uma String (coleções de sequências de caracteres), utilizando doze painéis de energia solar, durante aulas práticas.  A capacitação tem duração de um ano e carga horária de 800 horas.

Segundo o instrutor da área, Heraldo Souza, nos últimos anos o interesse da população pela utilização da energia solar tem aumentado. “Motivos como economia na conta de luz, poupança dos recursos energéticos e procura de novos recursos alternativos fazem com que as pessoas se interessem em gerar sua própria energia com painel solar no telhado de suas casas e empresas. Esse é um mercado que ainda vai crescer muito”, ressaltou.

O aluno Alexandre Tenório, 18 anos, está se qualificando para atuar com energia solar fotovoltaica. “Essa é uma das novas profissões que está surgindo e o mercado de trabalho vai precisar de trabalhadores capacitados. Portanto, o curso que estou fazendo no SENAI é indispensável para meu o sucesso profissional. Acredito que haverá boa empregabilidade no segmento de energias renováveis e já quero me inscrever, assim que for possível, no curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, que será oferecido em breve, nessa unidade” adiantou.

Capacitação técnica em Energia Solar Fotovoltaica

A Unidade do SENAI, em Santana, vai participar de um ciclo de preparação de Centros de Treinamento e Qualificação de Docentes ao longo de 24 meses, além de receber equipamentos básicos para o ensino. O projeto é fruto da parceria entre o Departamento Nacional do SENAI, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por meio da iniciativa “Profissionais para Energias do Futuro”.

Segundo o cronograma, as atividades vão começar em outubro de 2019. Dois instrutores vão participar de um treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados. Mais informações podem ser obtidas pelos fones: 3084-8984 ou 98414-0741.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: