Ações Políticas

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes vai ampliar acesso a saúde em Macapá

Entrega ocorreu neste sábado (5) e foi transmitida pelas redes sociais da prefeitura.

Exames e atendimentos de maior complexidade passam a ser oferecidos em uma nova unidade de saúde em Macapá. Inaugurado neste sábado (5), o Centro de Especialidades Dr Papaléo Paes tem capacidade de cerca de 280 atendimentos diários.

Neste novo centro também são oferecidas consultas especializadas em odontologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, pneumologia, urologia, ginecologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, geriatria, reumatologia, além de nutrição e assistência social.

Também podem ser encontrados os exames de PCCU e mamografia, Raio-X, ultrassonografia, endoscopia, teste ergométrico, ecocardiograma e Holter.

“Ampliar e fortalecer o acesso a saúde é o nosso principal compromisso com a população. Zerar filas, garantir atendimento de qualidade, é por isso que trabalhamos e é isso que as pessoas esperam de nós”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

 

 

Serviço

Os atendimentos no Centro de Especialidades podem ser solicitados com encaminhamento médico, após atendimento em alguma das UBSs da capital, é o que explica a secretária de Saúde de Macapá, Karlene Lamberg.

“A assistência começa no atendimento básico, com cada caso sendo avaliado cuidadosa e individualmente. Ao criarmos uma rede de atendimento com rapidez no acesso às especialidades, conseguimos levar mais saúde aos macapaenses”, disse a secretária.

O Centro de Especialidades Dr Papaléo Paes fica na rua Adilson José Pinto Pereira, na zona norte de Macapá. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

 

Homenagem

O novo centro carrega o nome de João Bosco Papaléo Paes, médico cardiologista e importante personalidade política do Amapá. Papaléo foi secretário de estado da Saúde durante a gestão de Aníbal Barcellos. Em 1992, foi eleito prefeito de Macapá, cargo que permaneceu até 1996.

Também foi eleito senador em 2002, permanecendo na camara alta do Congresso Nacional  até 2010. Foi vice-governador em 2014  na chapa que elegeu Waldez Góes para o 3º mandato no governo do estado, onde permaneceu  até agosto de 2018.

Papaléo morreu na noite de 25/06/2020, aos 67 anos, vítima de complicações da Covid-19.