Patrimônio cultural e imaterial de Macapá, os jogos vão ocorrer na orla do Santa Inês
Considerado desde 2021 Patrimônio Cultural e Imaterial de Macapá, o Futlama, um dos símbolos do estado, ganha destaque nas comemorações de 265 anos da capital. Organizado pela Prefeitura de Macapá, o torneio dispõe de modalidade masculina e feminina, com 16 integrantes em cada time.
As inscrições podem ser feitas através do telefone da Federação Amapaense de Futlama (Feafla) pelo número (96) 99911-6361. Os integrantes do time devem ter idade mínima de 15 anos.
Em 2021, a Lei 2454/21- PMM deu o destaque que o esporte merecia. Através de um projeto de lei do vereador Alexandre Azevedo (PP), foi possível garantir a valorização e a preservação da cultura e tradição na prática do futebol tradicional às margens do rio Amazonas. Assim, em maio, a lei foi sancionada pelo prefeito da capital, Dr. Furlan, que reconheceu o esporte como Patrimônio Cultural e Imaterial de Macapá
Alexandre Azevedo
Ao todo, Azevedo soma mais de 400 requerimentos em 2 anos de mandato. Além disso, o parlamentar possui até o momento 16 leis sancionadas pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), incluindo o Tratamento Fora do Domicílio (2.498/21-PMM) e a lei Filhos da Pobreza (2.449/21-PMM).