ÚLTIMAS NOTÍCIAS

5 obras do cineasta russo Andrei Tarkovski restauradas, legendadas e disponíveis on-line

Um dos mais antigos e maior estúdio de cinema da Rússica, o Mosfilm, deixou disponível no seu canal no Youtube uma seleção de cinco longa-metragens de Andrei Tarkovski. A seleção corresponde a boa parte da filmografia do cineasta. Levando em conta somente os longas, apenas “Nostalgia” (1983), “Tempo de Viagem” (1983), e “O Sacrifício” (1986) ficaram ausentes da lista.

Tarkovski, nascido na década de 1930 na União Soviética, é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos e um dos mais importantes do período pós-guerra. Sua obra é notória pela densidade dos temas abordados, a ousadia na quebra das estruturas formais da sétima arte, e da complexidade das questões que aborda em seus trabalhos. Exerceu forte influência sobre diversos cineastas importantes, como o polonês Andrzej Wajda e o húngaro Miklós Jancsó.

Obras de Tarkovski disponíveis no Youtube:

“A Infância de Ivan” (1962)

Este foi o primeiro longa do diretor, que ganhou Leão de Ouro no Festival de Veneza. O filme conta a história de Ivan, órfão aos 12 anos que vagueia pela zona de guerra que procura vingar-se dos nazistas que assinaram sua família.

 

“Andrei Rublev” (1966) – em duas partes

Esta obra é baseada na vida do pintor homônimo do século 15 ao mesmo tempo que retrata de forma realista e grandiosa a Rússia medieval, traçando uma reflexão sobre conflitos religiosos e qual o papel que a arte exerce.

 

“Solaris” (1972) – em duas partes

Um forte drama psicológico cujo ambientação se dá numa estação espacial que orbita o fictício planeta Solares. Adaptação cinematográfica do romance do polonês Stanisław Lem que trata de temáticas como a morte e o luto.

 

“O Espelho” (1975)

É considerado um dos mais complexos trabalhos de Tarkovski — diversos espectadores chegaram a lhe escrever dizendo que não o haviam compreendido —, é um trabalho que reúne, de forma fragmentária, memórias, poemas e imagens de arquivo.

 

“Stalker” (1979)

Antes de sua ida para o exílio no leste europeu, no qual morreria em 1986, o cineasta produziu sua última obra. Foi filmado próxima a uma fábrica química que deixou a região tóxica e abandonada, o longa acompanha um professor e um escritor que são conduzidos por um “stalker” numa passagem conhecida como “A Zona”, cenário pós-apocalíptico de um desastre acontecido no passado.

Coluna On

Coluna ON é um portal que vai além das notícias, agregando jornalismo cultural de qualidade com a agilidade da linguagem das redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *