Nesta sexta (22), um caso insólito se desenrolou. Uma baleia da espécie jubarte foi localizada numa área de mata na praia do Araruna, zona litorânea do município de Soure, na ilha do Marajó, estado do Pará.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma), o animal, que parece ser um indivíduo adulto, foi encontrado já morto. Ele mede 11 metros de comprimento por 6 metros de largura.
O aparecimento de um animal, cujo o habitat natural é a água salgada de oceano, numa praia amazônica em período de inverno é motivo de investigação, de acordo com a Semma, que informou que há uma equipe colhendo informações para tentar esclarecer o mistério.
Biólogos da ONG Bicho D’água estão a caminho de Soure para averiguar a causa da morte do animal. “Eles vão fazer a necropsia. A olho nu, não há ferimentos. Então precisamos entender o que culminou na morte da baleia”, diz Dirlene Silva, secretária de meio ambiente de Soure.
Veja o vídeo do momento em que a equipe da Semma encontra o animal na praia.
como mare grande, no video pelo tipo e estado da vegetação parece que está fora da linha de mare alta, bem longe da areia?